quarta-feira, 7 de março de 2012

A festa da Uva em Caxias do Sul, no estado de Rio Grande do Sul, que teve inicio no dia de 16 de fevereiro e encerramento na tarde de domingo teve como tema a comemoração dos 40 anos da inauguração da Tv em cores no Brasil, durante a Festa Da Uva de 1972. Conheça agora um pouco sobre a história desta festa. A Festa da Uva remonta aos inícios da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Entre os primeiros imigrantes era hábito uma certa reverência à terra e à colheita, como elo de ligação entre as pessoas e como respeito pela dádiva do alimento. Em cada travessão, os primeiros núcleos de casas e plantações, realizavam-se comemorações por ocasião da colheita da uva e de outros produtos da terra .Com o crescimento da colônia, estas primeiras festas agrícolas dispersas foram fundidas em uma única, a Feira Agro-Industrial, realizada em 1881, que ocupou duas salas no edifício da Diretoria de Terras. Outras edições ocorreram depois, em intervalos que variaram de dois a doze anos, utilizando outros espaços da então Vila de Caxias, como os salões do Clube Juvenil, do Recreio da Juventude e do Quartel Federal. Ao longo dos anos em 1913 começou-se então a incorporar as cidades da região como Guaporé, Antônio Prado e Bento Gonçalves. No ano de 1898 a festa foi realizada para gerar fundos para a construção da Catedral de Caxias do Sul, já no ano de 1918 teve como motivo a visita do embaixador da Itália à região, e em cada novo festejo havia novidades nos itens expostos, passando a mostrar maquinário agrícola, ferramental e itens de uso doméstico produzidos na cidade, e outros elementos. Com essa crescente diversidade, Joaquim Pedro Lisboa sugeriu que se criasse uma festividade específica para os produtos que mais caracterizavam Caxias do Sul, a uva e o vinho. Desta forma, em 7 de março de 1931 foi inaugurada a primeira Festa da Uva na cidade. Tendo grande repercussão, foi repetida no ano seguinte, e saiu do interior de salões para ganhar as ruas, com desfiles de carros alegóricos e de grupos caracterizados. Em 1933 foi eleita a primeira Rainha, Adélia Eberle. A festa teve que ser interrompida devido a segunda guerra mundial remada então no ano de 1950, onde nesse ano foi construído o pavilhão próprio onde hoje é instalada a prefeitura da cidade.Em 1972, a festa foi marcada pela sua transmissão em todo Brasil pela inauguração das transmissões em cores. Com os anos a Festa da Uva perdeu seu caráter estritamente local, tornando-se uma comemoração regional, mas ainda que atualmente as seções de indústria e comércio tenham adquirido enorme relevo, ainda se preservam os elementos históricos ligados à uva e ao vinho, responsáveis pelos primeiros ciclos econômicos de Caxias do Sul.



A Influência da Comunicação na História dos Imigrantes Italianos




Tinham-se jornais, agora os imigrantes começavam a lidar com novos meios de comunicação. Aristides Germani compra o primeiro telefone da região em 1913, e os motores de seu moinho começam a operar com a eletricidade no mesmo ano, motivando outros comerciantes e empresários a fazê-lo.
Ao que se seguiriam os outros meios como a máquina de escrever manual, o rádio, mais tarde a televisão e recentemente o celular, o computador, e a linguagem digital.
A Televisão entra na vida dos brasileiros e dos caxienses em 1960, em preto e branco. Na cidade de Caxias do sul os aparelhos não eram numerosos, o que agregava, a princípio, os vizinhos. As famílias que se reuniam nos corredores externos das casas para conversar, passaram a se reunir na sala diante da TV. São dessa época os festivais de MPB, no Brasil, e os de São Remo na Itália, seguidos da Bossa Nova e da construção de Brasília.
A primeira transmissão da TV em cores no Brasil, realizada no dia 19 de Fevereiro de 1972, com a presença de vários autores globais, do Ministro das Comunicações Higino Corsetti.
As cores renovam a visão das coisas. Pelas cores vemos as mudanças de estação, se a água é água, se o vinho é vinho. As cores identificam os objetos e produtos. As cores colorem o mundo, em todos os segmentos, permitindo a distinção dos objetos, tecidos, tintas, etc., e mesmo há quem veja cor em notas musicais tocadas. As cores estão presentes em todos os objetos de produção, permeando todo amplo campo da existência humana e sua relação objetual e emocional. 
Das cartas ao suporte das novas tecnologias como o celular e o computador e seus elementos integrados como o e-mail, o facebook, traduzimos hoje a linguagem virtual do mundo globalizado na qual a estamos inseridos com as redes sociais. Passado, presente e futuro convivem Celebrar o estágio de avanço na vida dos que vivem em Caxias do sul é continuar com o processo de comunicação iniciado pelas cartas manuscritas em dialeto pelos imigrantes, pioneiros na forma e no conteúdo da comunicação da região. A magia fica por conta da Festa da Uva.








Nenhum comentário:

Postar um comentário